Logo do PicPay

PicPay neutraliza emissão de gases do Efeito Estufa de 2020

Companhia também passa a ter o certificado Amigo do Clima, que confere transparência e rastreabilidade às compensações de emissões

O PicPay compensou as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) provenientes da operação da companhia em 2020. Por meio do investimento em projetos sustentáveis chancelados pelo programa Amigo do Clima — pelo qual o PicPay agora é certificado, e que confere transparência e rastreabilidade às compensações —, a empresa de tecnologia realizou a compra de créditos de carbono para compensar as 388 toneladas de  dióxido de carbono equivalente ou tCO2e.

O primeiro passo realizado pelo PicPay em prol das melhores práticas ambientais foi a realização do Inventário Corporativo de Emissões de GEE, feito pela consultoria WayCarbon, que permite traçar o perfil das emissões e possibilita que a escolha dos projetos para a compensação de créditos de carbono seja a mais adequada. 

Entre os projetos selecionados em diferentes regiões, estão a implantação e operação de usinas eólicas no Brasil no alto da Chapada do Araripe, na fronteira entre Pernambuco e Piauí, para produção de energia limpa e renovável; implantação e operação do Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar e Chuí, constituído por 16 novas instalações de geração de energia eólica; e a coleta de gás no Aterro Bandeirantes, em São Paulo, para aproveitá-lo na geração de energia elétrica.

A redução do impacto ambiental é uma prioridade no plano do PicPay de sempre aperfeiçoar as suas práticas de ESG. Por isso, a compensação dos GEEs emitidos em 2020 faz parte de um conjunto de ações. Somadas aos investimentos em projetos sustentáveis, o PicPay também está em processo de instalação de painéis solares na sede corporativa em Vitória, no Espírito Santo, faz coleta seletiva de resíduos, reuso de águas cinzas (água residual, utilizada anteriormente para atividades como lavar louça), descarte de eletrônicos, substituição de utensílios plásticos por opções ecológicas, entre outros. 

Após o mapeamento dos impactos ambientais da companhia, o PicPay ainda pretende acompanhar o desempenho climático da organização para verificar o impacto de novos projetos e atualizar o seu diagnóstico de emissões.

Sobre o PicPay

Fundado em Vitória (ES) em 2012, o PicPay é uma empresa de tecnologia que nasceu para tornar a vida mais fácil ao reinventar a forma como as pessoas lidam com dinheiro, fazem compras e se comunicam. Em 2015, a empresa foi investida pelo grupo J&F, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Atualmente, como o super app brasileiro com maior número de usuários — mais de 50 milhões —, o PicPay busca oferecer produtos e serviços para todos os momentos do dia a dia dos clientes, combinando os benefícios de cinco frentes em uma única plataforma: social, carteira digital, marketplace financeiro, PicPay Store e anúncios. A integração entre serviços financeiros e a possibilidade de interações dentro do aplicativo cria um efeito de rede, impulsionando todas as verticais do negócio.