Logo do PicPay

Mais avançado no Open Finance, Picpay lança novas funcionalidades para usuários

Funções no app vão permitir que usuários saibam onde estão seus dados e organizem as finanças; instituição tem conversão de consentimentos acima de 80% e passou a integrar a fase 2 do Open Finance de forma voluntária

*São Paulo, 28 de setembro de 2022* - Com participação intensa no Open Finance e uma taxa de conversão de consentimentos bastante avançada, de mais de 80% – e muito acima da média do mercado, o PicPay começa a lançar produtos e serviços que vão permitir que os usuários vejam as vantagens da inovação na prática. 

A primeira delas é o hub de Open Finance, espécie de plataforma que vai possibilitar que os usuários vejam onde seus dados foram compartilhados e gerenciem os consentimentos que deram para outras instituições. Além da nova funcionalidade, está prevista para outubro uma iniciativa para facilitar a organização financeira do usuário semelhante ao consolidador que era oferecido pelo Guiabolso, precursor do Open Finance no país adquirido pelo PicPay no ano passado. 

Com a experiência de mais de dez anos de Open Finance do Guiabolso, o PicPay tem implementado tecnologias capturadas com a aquisição – como o marketplace de crédito, que já gerou mais de um milhão de consentimentos –, e se preparado para a infraestrutura oficial liderada pelo Banco Central. Como parte desses esforços, a companhia aderiu como instituição voluntária à fase 2 do Open Finance, na qual as empresas permitem que usuários compartilhem seus históricos financeiros de conta corrente, cartões de crédito, empréstimos e cadastro. O objetivo inicial é dar mais transparência e visibilidade sobre os benefícios da infraestrutura.  

Desde o ano passado, o PicPay já pode ter pagamentos iniciados por outros participantes (fase 3 obrigatória) e todos os usuários já conseguem compartilhar seus dados de outros bancos e instituições com o PicPay e os dados das contas do PicPay também podem ser compartilhados com outras instituições. 


“Em breve, toda a nossa jornada estará ligada ao Open Finance de forma natural, trazendo inúmeros benefícios e agilidade para os nossos usuários. Até porque, a grande visão do Open Finance é poder usar esses dados para oferecer produtos e soluções que façam mais sentido para o cliente”, explica Thiago Alvarez, head de Open Finance no PicPay.  

Por dia, milhares de consentimentos já chegam ao PicPay e revelam a confiança e interesse dos clientes em compartilhar suas informações. Isso mostra o foco dado na jornada do usuário e também a capacidade tecnológica do PicPay frente às demais instituições, reforça Alvarez.